Conheça as Pragas

Ácaros

Habitat: Vivem em ambientes aquáticos (água doce e salgada) e também em ambientes terrestres: sob plantas e animais, madeiras podres, solo, detritos e por baixo de pedras. No ambiente urbano são encontrados em tecidos, tapetes, colchões, frestas de pisos e alimentos; no ambiente rural são encontrados em campos cultivados e animais e no homem se concentram na superfície da pele e vias respiratórias.
Danos Causados ao Homem:Atacam o homem e os outros animais, causando dermatite e alergias. São ainda vetores de moléstias, como: febre maculosa, febre pintada, febre recorrente, tularemia e febre do gado.

Aranhas

Habitat:São encontradas sobre o solo e em árvores. Algumas de pequeno porte vivem sob o solo. Existem também as que constroem teias em árvores, cantos de paredes, etc.
Danos Causados ao Homem:Algumas espécies, felizmente a minoria, são capazes provocar sérios prejuízos à saúde humana, causando desde um leve desconforto até lesões mais sérias, podendo levar inclusive ao óbito.

Baratas

Importante: manter as áreas e utensilios limpos, sem presença de gorduras e os alimentos bem armazenados.
Controle Químico: uso de inseticida Gel - Procure uma Empresa Desinsetizadora.
Manter limpa as caixas de inspeção de gordura; colocação de ralos abre/fecha
Controle Quimico: Aplicação de inseticidas microencápsulados, através de pulverização em ralos, etc. Se necessário procure uma Empresa Desinsetizadora.

Brocas

Habitat:Constroem seus ninhos na madeira.
Danos Causados ao Homem: Como se alimentam de madeira, podem destruir móveis, objetos, troncos de árvores, vigas de sustentação de construções e também danificar livros.

Formigas Urbanas

Controle: Localizar o murundum (monte de terra solta do formigueiro), identificar a espécie e calcular o tamanho do formigueiro medindo a área de terra solta (m2) - multiplicar a sua maior largura pelo seu maior comprimento. Para calcular a dose, multiplicar a área pela dosagem de iscas recomendada pelo fabricante. Aplicar a quantidade de isca necessária, sem contato manual, ao lado dos carreiros e, também, próximo aos olheiros ativos, ao redor do formigueiro. Não aplicar dentro dos olheiros. Reaplicar sómente após 60 a 90 dias da 1° aplicação. Não aplicar em dias chuvosos ou em solos úmidos.
Uso de Termonebulização - Bico Tamanduá - Aplicação no olheiro com inseticida formulação CE (Concentrado Emulsionável) diluido em Óleo Mineral Tipo OPA - Inseticida Piretróide á base de Lambdacialotrina 5 CE.
Utilizar sómente produtos com Registro no Ministério da Saúde para uso em área urbana. Contrate sempre uma Empresa Desinsetizadora legalizada

Moscas

Habitat:São encontradas principalmente em áreas onde as condições de higiene sanitária são precárias, em depósitos de lixo, etc. Preferem ambientes quentes e iluminados e são atraídas por vários tipos de alimentos, principalmente os açucarados.
Danos Causados ao Homem: São agentes importantes na transmissão de várias espécies de bactérias, fungos, vermes, protozoários e vírus, causando, entre outras doenças, a disenteria, a febre tifóide e a poliomielite.

Pombos

Habitat:Abrigam-se e constroem seus ninhos em locais altos como prédios, torres de igreja, forros de casas e beirais de janelas.
Danos Causados ao Homem: Transmitem uma série de doenças graves, como por exemplo a criptococose e a toxoplasmose. São também responsáveis pela disseminação de piolhos. Causam ainda sérios prejuízos às cidades, pois suas fezes estragam monumentos de metal e de bronze, provocam o apodrecimento de madeiras, descoloram pedras e danificam superfícies pintadas.

Pulgas

Habitat: As pulgas se hospedam em vários tipos de animais vertebrados, entre eles os ratos de esgoto e os ratos domésticos e também nos seres humanos, dependendo da espécie. Algumas são encontradas no habitat de seu hospedeiro ou se abrigam em seu corpo, enquanto outras perfuram sua pele e se tornam fixas, como no caso do bicho-do-pé.
Danos Causados ao Homem: Agindo como parasitas, vetores biológicos ou hospedeiros intermediários, são responsáveis pela transmissão de uma série de doenças, como dermatites, reações alérgicas e inflamatórias, tifo murino, peste bubônica e salmolenoses.

Carrapatos

Febre Maculosa - causada por bactéria e transmitida por carrapatos infectados. Agente Etiológico - bactéria Rickettsia rickettsii.
Reservatório e Vetores - carrapatos do gênero Amblyomma sendo a espécie A. cajennense - vetor e principal reservatório na natureza. Quatro Estádios evolutivos: Ovo - Larva - Ninfa - Adulto.
Modo de Transmissão - picada do carrapato. Principal Carrapato - Amblyomma cajennense.
Outros carrapatos envolvidos: Amblyomma aureolatum.
Medidas Preventivas: Manter grama baixa, Nunca espremer o carrapato.
Medidas de Controle Quimico: Em altas infestações, procure uma Empresa Desinsetizadora Legalizada.

Caruncho

ABRIGOS: Esses insetos ao infestarem produtos armazenados encontram alimento fácil em quantidade e qualidade, abrigo, temperatura e umidade favoráveis.
PREVENÇÃO E CONTROLE: Ao visualizar os insetos no alimento, eliminar o produto. Realizar limpeza no móvel que acondiciona o alimento infestado e não armazenar grãos, farelos, farinhas e rações por períodos longos. Avaliar a origem dos produtos a serem consumidos.

Ratos

De hábitos noturnos, espertos e oportunistas, geralmente elegem as casas como locais ideais para se aninhar e obter alimentos, desde as despensas até as lixeiras.
São capazes de memorizar certos caminhos e criar o hábito de percorre-los. Podem nadar e muitas vezes mergulham em redes de esgotos, chegando a entrar dentro de casas ou edifícios através de vasos sanitários. Procriam com muita rapidez, podendo, de acordo com a espécie, gerar até 12 ninhadas durante o ano, com aproximadamente 6 a 12 filhotes por cria.
Rattus norvegicus - Ratos invasores, provavelmente vindos da rede publica de esgotos Rattus rattus - Alojam-se em forros (telhados)
Mus musculus - Localizam-se em pontos isolados dentro de uma edificação
Iscas Raticidas:
Isca Pronto Uso - feitas a partir de cereais, formuladas com diferentes principios ativos por isca.
Raticidas Bloco - isca de cereais envolta em um bloco com substância impermeavel.
Raticidas Pó de Contato - não atrai roedores - pó adere as patas, à cauda e ao pelame.
Proibido o uso de raticidas líquidos.
Proibido o uso do "Chumbinho" - Produto ilegal e não deverá ser utilizado. PERIGO

Cupins

Os cupins, também conhecidos como formigas brancas, siriris ou aleluias, muitas vezes são confundidos com as formigas aladas, devido à semelhança de sua aparência e comportamento.
Constroem seus ninhos de forma a ficarem protegidos contra seus inimigos naturais e intempéries do ambiente.
Alimentam-se de madeira e outros materiais que contenham celulose, como livros, papéis de parede, móveis, etc.